# Saberes Pedagógicos e Atividade Docente: uma crítica

- Canonical: https://logosgrafia.com/2026/04/06/saberes-pedagogicos-e-atividade-docente-uma-critica/
- Author: Paulo Ricardo Zargolin
- Published: 2026-04-06T18:00:00-03:00
- Modified: 2026-04-09T13:21:56-03:00
- Language: pt-BR
- Categories: Acervo, Publicações

---

Por: Paulo Ricardo Zargolin Há obras que não se contentam em ensinar. Esta, para mim, quer desinstalar. [Saberes Pedagógicos e Atividade Docente](https://drive.google.com/uc?export=download&id=1Aw_UEclCO4lWmHja4h_xx7LDI_iY-Iho) não me parece um livro escandaloso à primeira vista. Seu gesto é mais fino. Mais perigoso. Ele entra pela porta respeitável da pedagogia, com linguagem acadêmica, organização temática e lastro de pesquisa, mas o que faz, no fundo, é recusar a figura decorativa do professor domesticado. Sinto que a obra inteira se move por uma inquietação central: valorizar a docência sem cair nem na romantização vazia nem na redução técnica. Na minha leitura, este é um livro que olha para a escola sem maquiagem de cartilha. Ele não compra a fantasia de que educar seja apenas aplicar técnica com voz mansa e quadro limpo. Ao contrário: insiste em tratar a educação como fenômeno social complexo, atravessado por história, cultura, filosofia, sociologia e pelas contradições do real. Em outras palavras, parte de uma suspeita que considero correta: quando a escola se apresenta como neutra demais, quase sempre já está servindo a alguma cegueira. O núcleo mais forte da obra, a meu ver, está na recusa de três empobrecimentos muito convenientes ao nosso tempo. O primeiro é reduzir o professor a técnico. O segundo é reduzir conhecimento a informação. O terceiro é reduzir formação a treinamento. Quando o livro enfrenta essas simplificações, ele faz mais do que defender a profissão docente: ele devolve espessura à ideia de ensinar. Isso me parece especialmente forte no modo como a obra compreende o professor. Não como simples repetidor de conteúdos, nem como operador obediente de programas alheios, mas como mediador nos processos de formação humana, cidadania e enfrentamento das desigualdades escolares. Essa perspectiva me agrada porque rompe com uma visão muito cômoda e muito cruel: a de exigir resultados complexos de um profissional a quem se nega complexidade. Há também um mérito grande no fato de o livro não idolatrar a prática de maneira ingênua. Ele não trata a experiência como se bastasse por si só. Mas também não se ajoelha à teoria como se o conceito, sozinho, salvasse a sala de aula. O que encontro aqui é uma posição mais honesta: a teoria precisa ser fecundada pela prática, e a prática precisa ser interrogada pela teoria. Gosto disso porque desmonta duas caricaturas muito conhecidas: a do acadêmico que pensa a escola sem tocá-la e a do prático que transforma improviso em dogma. Outro ponto que me chama atenção é a maneira como a identidade docente aparece. Não como essência pronta, nem como adereço pendurado no diploma, mas como processo histórico, conflito, construção, revisão de tradições e confronto entre valores, biografia, contexto social e exercício profissional. Para mim, isso humaniza a profissão. O professor deixa de ser função e volta a ser sujeito. E há algo de profundamente político nessa escolha. Num cenário em que tantas vezes se sucateia a escola, se burocratiza a formação e depois se cobra excelência em nome de uma suposta qualidade, o livro parece dizer, com elegância, que essa conta nunca fecha. Não há projeto emancipatório sério quando a formação docente é tratada como remendo. Não há escola transformadora quando o professor é pensado como executor mudo. Também considero importante o fato de a obra não se fechar na discussão da docência em si. Ela amplia a lente para questões como emancipação humana, juventude, sociabilidade, solidariedade, caráter público da educação, supervisão e leitura. Isso me dá a impressão de um livro que compreende o ensino como ponto de encontro entre sujeito, instituição, sociedade e poder. Não é uma pedagogia de gaveta. É uma pedagogia que tenta respirar o mundo. Se eu tivesse de resumir meu juízo em tom pessoal, diria o seguinte: este livro não trata a docência como profissão menor, nem como sacerdócio sentimental, nem como tarefa mecânica. Trata-a como trabalho intelectual, ético e socialmente situado. E é justamente aí que ele me parece mais forte. Porque expõe um escândalo silencioso: durante muito tempo, quisemos uma escola emancipadora sustentada por uma formação docente empobrecida. Por isso, minha leitura é de grande respeito. Não por se tratar de uma obra “bonita” no sentido ornamental, mas por sua combustão lenta, por sua consistência e por sua coragem de pensar a docência para além dos atalhos. Para mim, o livro lembra algo essencial: não existe milagre pedagógico onde o pensamento foi humilhado. [Acesse a obra aqui.](https://drive.google.com/uc?export=download&id=1Aw_UEclCO4lWmHja4h_xx7LDI_iY-Iho)
