# Soraya

- Canonical: https://logosgrafia.com/2026/05/15/soraya/
- Author: Paulo Ricardo Zargolin
- Published: 2026-05-15T13:00:00-03:00
- Modified: 2026-05-14T09:48:08-03:00
- Language: pt-BR
- Categories: Logosgrafia é pop, Publicações

---

Por: Paulo Ricardo Zargolin Soraya, de [Meu Tio Matou um Cara](https://logosgrafia.com/2026/05/15/meu-tio-matou-um-cara-2004/), expõe o ponto em que desejo frustrado, machismo e violência simbólica começam a queimar. Há narrativas que se disfarçam de entretenimento juvenil, mas operam como autópsias culturais. [Meu Tio Matou um Cara](https://logosgrafia.com/2026/05/15/meu-tio-matou-um-cara-2004/) é uma delas. O crime que move a história é quase um detalhe funcional; o que pulsa por baixo é outra coisa: a incapacidade de lidar com uma mulher que não se oferece como resposta. Soraya não é construída para ser compreendida, e esse é o seu maior delito. Não porque haja algo de essencialmente obscuro nela, mas porque ela recusa o papel pedagógico que tantas personagens femininas assumem para conforto do olhar masculino. Ela não explica, não se absolve, não se organiza para caber na narrativa alheia. E isso, por si só, já a coloca no banco dos réus. Não é preciso prova quando há incômodo. Não é preciso culpa quando há opacidade. Soraya não precisa ter feito nada — basta não ser legível. A investigação conduzida por Duca é menos sobre um assassinato e mais sobre um fracasso: o fracasso de traduzir o feminino quando ele não se oferece como tradução. O impulso investigativo, travestido de curiosidade juvenil, é, no fundo, um exercício de domesticação. É a tentativa de reduzir a complexidade a um enredo compreensível, de converter ambiguidade em sentença. Porque o que escapa inquieta, e o que inquieta precisa ser nomeado — ou eliminado. Soraya, nesse sentido, não é uma suspeita; é uma ameaça epistemológica. Ela desorganiza o repertório. Não é santa o suficiente para ser poupada, nem vilã o bastante para ser condenada com segurança. Fica no meio, esse território insuportável onde a imaginação masculina começa a delirar para preencher o vazio que ela deixa. E, quando falta informação, sobra projeção. Quando falta prova, entra o desejo. E o desejo, quando frustrado, raramente permanece inocente. É nesse ponto que a canção de Zéu Britto deixa de ser trilha e se torna sintoma. “Eu quero ver Soraya queimada” não é apenas um verso — é um reflexo condicionado. A violência, ali, vem ritmada, quase festiva, como se o absurdo pudesse ser diluído em melodia. Mas o que há por baixo não é força, é ferida. O eu-lírico não fala do alto de quem domina; fala do fundo de quem foi afetado e não soube o que fazer com isso. “Porque Soraya me queimou.” A ordem dos fatos importa: ele já se sente queimado antes de desejar queimar. Há uma dor mal resolvida que, incapaz de se reconhecer como vulnerabilidade, se traveste de fúria. É o velho expediente: quando não se suporta a própria exposição, ataca-se o outro. Quando não se elabora o afeto, incendeia-se o objeto do afeto. A masculinidade ferida raramente chora — ela ameaça. E, no entanto, reduzir a canção a uma simples caricatura da fragilidade masculina seria confortável demais. Há ali também uma pedagogia perversa em operação. A repetição do verso, o coro, a facilidade com que ele pode ser entoado “a plenos pulmões” não são neutros. A cultura não precisa de instruções explícitas para ensinar; ela insinua, naturaliza, banaliza. O que começa como exagero pode terminar como tolerância. O que soa como humor pode abrir espaço para o hábito. E o hábito, quando não interrogado, vira licença. O feminicídio não surge como um raio num céu limpo; ele se alimenta dessas pequenas permissões simbólicas, desses ensaios de destruição que aplaudimos sem nos comprometer. Não é a música que mata, evidentemente — mas ela ajuda a construir o cenário em que certas mortes não parecem tão impensáveis. Cantar “Soraya queimada” é, portanto, um gesto ambíguo e revelador. É machismo, porque ecoa uma lógica de punição ao feminino que ousa não corresponder. É fragilidade, porque expõe um sujeito incapaz de suportar o fato de ter sido afetado por uma mulher que não controla. Mas, acima de tudo, é sintoma de uma engrenagem mais funda: a transformação da vulnerabilidade masculina em violência legitimada. O homem não aprende a dizer “doeu”; aprende a dizer “merece”. E, nesse deslocamento, algo se rompe. A dor que poderia ser elaborada vira acusação; a frustração que poderia ser compreendida vira sentença. Soraya não precisa ter ferido ninguém: basta existir fora do script para que a narrativa a converta em culpada. No fim, o filme é cruel justamente porque não resolve. Não entrega a verdade sobre Soraya, não oferece ao espectador o conforto de uma conclusão moral limpa. E é nesse vazio que a análise queima. Porque, se não sabemos o que Soraya fez, sabemos muito bem o que fazem com mulheres como ela quando elas não cabem. Sabemos como a suspeita se cola ao corpo feminino com mais facilidade do que a inocência. Sabemos como a ambiguidade, quando encarnada por uma mulher, é lida como perigo. E sabemos, sobretudo, como a resposta masculina, diante disso, oscila perigosamente entre a idealização e o desejo de aniquilação. Soraya não queima no filme. Quem queima é a necessidade desesperada de que ela seja compreensível. Quem queima é o incômodo de não possuir uma narrativa que a contenha. Quem queima é a masculinidade que, incapaz de suportar o não-domínio, prefere imaginar o fogo a admitir a própria limitação. Outras reflexões, [aqui.](https://logosgrafia.com/category/cronicas-zargolinianas/) [](https://logosgrafia.com/category/logosgrafia-e-pop/)Outros ensaios do mundo pop [aqui](https://logosgrafia.com/category/logosgrafia-e-pop/). [](https://logosgrafia.com/)Volte ao início, [aqui](https://logosgrafia.com/).
