-Paulo Ricardo Zargolin · Filosofia da Educação · Pedagogia · UFSCar

Galileu, um expoente da renascença

Por: Paulo Ricardo Zargolin

Galileu Galilei fora um dos expoentes da era da Renascença. A visão do homem, como “centro do universo”, desencadeou uma fase iluminada após as “trevas” da Idade Média, cujas imposições religiosas e o medo obstruíam as novas ideias. (RAMOS, 2004, p. 5).

O conceito do método científico, iniciado por Galileu, contribuiu para desenhar os métodos que praticamos ainda hoje. O cientista pregava, já naquela época, a atualíssima fiscalização por pares como forma de controle das novas descobertas. Concebia ele, que o conhecimento poderia avançar com o crivo de um grupo de cientistas que julgariam as novas teorias. (RAMOS, 2004).

A ideia de que a ciência é “livre de valores” pode ser reconduzida à emergência da distinção entre fato e valor no século XVII. Pode-se considerar que essa idéia tem três componentes: imparcialidade, neutralidade e autonomia. (MARICONDA e LACEY, 2001).

Pesquisei que partes importantes dessas ideias componentes foram desenvolvidas e defendidas por Galileu, de acordo com Ramos (2004), principalmente em suas cartas a Castelli e à grã-duquesa Cristina e em seus livros O ensaiador e Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo.

O argumento de Galileu em favor da autonomia é particularmente poderoso e, embora não tenha a generalidade introduzida por argumentos posteriores (uma vez que seu principal objetivo era o de garantir a autonomia da ciência com relação à autoridade da Igreja), permanece no cerne de todas as defesas subseqüentes da autonomia da ciência.

Esse argumento está baseado em três suposições: que o entendimento científico está sujeito a critérios que são independentes da autoridade da Igreja e de qualquer perspectiva de valor; que os cientistas cultivam as virtudes do “ethos científico”; e que (porque usam linguagens diferentes – o argumento dos “dois livros”) não pode existir contradição entre os juízos científicos apropriados e as declarações da Igreja. Finalmente, algumas limitações dos argumentos de Galileu são indicadas, sem serem desenvolvidas. (RAMOS, 2004).

Entre outros feitos, Galileu mostrou que o movimento natural dos corpos celestes não é a eclipse ou o círculo, mas a linha reta, a menos que outra força agisse sobre eles; descobriu que, se várias forças diferentes agirem sobre um corpo móvel simultaneamente, o efeito sobre seu movimento é o mesmo que se tivessem agido separada e sucessivamente, lançando as bases da nova ciência da dinâmica; formulou, pela primeira vez, o princípio da objetividade em ciência, eliminando preconceitos ou proibições baseadas em autoridades civis ou religiosas, um princípio que ainda precisa ser defendido contra ditadores e obscurantistas que pretendem colocar suas ideologias acima dos princípios científicos. (MAGEE, 1999, p. 66-67, apud TRIGO, 2009).

Vale ressaltar que suas corajosas posições contra o princípio de poder e de autoridade, ainda vigentes em sua época, marcam o início do pensamento científico moderno e simbolizam o início da luta política acima das reais condições materiais e científicas que estavam sendo descobertas.

Enfim, destaco que Galileu “questionou sua própria cobiça pelo poder e insuflou os alunos a abandonar a passividade por meio de uma intervenção real”, tal como explicita ZUIN e RIPA (2009, p. 63) em suas considerações finais.

REFERÊNCIAS

MARICONDA, P; LACEY, H. A águia e os estorninhos: Galileu e a autonomia da ciência. Tempo soc. 2001, v.13, n.1, p. 49-65.

RAMOS, A.L. Debate, revisão por pares, Galileu Galilei mais uma vez…. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial. 2004, v.9, n.6, p. 5. Disponível aqui. Acesso em: 16 mai. 2011.

TRIGO, L.G.G. Pensamento filosófico: um enfoque educacional. Editora IBPEX, 1ª edição, Curitiba, 2009 – Série Abordagens Filosóficas em Educação. Disponível em: <http://ufscar.bvirtual.com.br/editions/2129-pensamento-filosofico-um-enfoque-educacional.dp&gt; Acesso em 16 mai. 2011.

ZUIN, A.A.S.; RIPA, R. Filosofia da educação. São Carlos: UAB-UFSCar, 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s