O lugar da cultura escrita na educação da infância

Uma leitura do capítulo 15 de Teoria histórico-cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores, de Regina Aparecida Marques de Souza e Suely Amaral Mello.

O problema talvez não esteja na criança. Talvez esteja na nossa ideia de escrita.

Imagine uma criança de quatro anos que ainda não reconhece todas as letras. Ela participa de uma roda, sugere uma mensagem para outra turma, acompanha a professora registrando suas palavras e reconhece que um bilhete comunica alguma coisa. Essa criança está aprendendo sobre a escrita? Está. Mas uma ficha pode registrar apenas que ela ainda não escreve o próprio nome.

É essa inversão que o capítulo nos ajuda a examinar. As autoras perguntam se devemos alfabetizar as crianças na Educação Infantil e respondem negativamente. Isso não equivale a afastá-las da escrita: significa reconhecer sua dimensão cultural antes de reduzi-la à reprodução do alfabeto.

A escrita não começa no alfabeto

Em vez de restringir a discussão à alfabetização ou ao letramento, as autoras falam em cultura escrita e apropriação da cultura escrita. A escrita existe socialmente antes de se tornar conteúdo escolar: serve para comunicar, registrar, preservar, organizar, informar, lembrar, imaginar e expressar ideias.

Quando a escola apresenta primeiro o mecanismo e deixa a necessidade para depois, corre o risco de transformar uma linguagem em exercício gráfico. A criança pode participar de situações reais de leitura e produção textual antes de escrever convencionalmente.

Quando escrever vira copiar

Copiar uma palavra não significa necessariamente compreender sua função. Identificar uma letra não equivale a entender uma intenção comunicativa. É possível reproduzir uma frase sem ter algo a dizer por meio dela.

Quando a criança copia uma frase que não escolheu, não compreendeu e não pretende comunicar, quem está realmente escrevendo? Apoiado em Vigotski, o capítulo defende a escrita como linguagem, não apenas como técnica gráfica. O papel preenchido não garante que a criança tenha encontrado uma razão própria para escrever.

A brincadeira não é intervalo entre aprendizagens

A defesa da cultura escrita não autoriza antecipar o Ensino Fundamental. Brincadeira, desenho, movimento, música, oralidade, relações e investigação do mundo conservam sua importância. A escrita integra essas experiências, sem substituí-las.

Uma brincadeira de faz de conta pode envolver listas e receitas. Uma investigação pode gerar um registro coletivo. Uma conversa pode produzir uma notícia. O essencial é que haja algo a organizar, comunicar ou preservar.

Crianças autoras antes de serem escritoras convencionais

Uma criança pode ditar um texto à professora, escolher o que será comunicado às famílias, participar de uma notícia coletiva, revisar oralmente uma mensagem e decidir o que merece registro. O adulto realiza o traçado; a criança participa da autoria.

Não escrever com as próprias mãos ainda não significa não ter nada a escrever. Reconhecer isso demanda mediação docente intencional e espaços reais de participação.

Freinet e a Escola Moderna: quando os textos circulam

As autoras apresentam práticas ligadas à Pedagogia Freinet e ao Movimento da Escola Moderna portuguesa: jornal da turma, correspondência interescolar, livro da vida, jornal mural, inventários, mapas de atividades e diário da turma. Elas permitem registrar fatos do grupo, trocar mensagens com destinatários reais, planejar atividades e conservar memórias.

Não são apenas técnicas de sala: o valor de cada instrumento está em sua função social e na participação das crianças.

O instrumento não garante a concepção

Cabe aqui um cuidado crítico: um jornal pode virar tarefa inteiramente dirigida pela professora; um diário pode se tornar formulário; um mapa de tarefas pode servir somente ao controle. A presença física do texto não garante apropriação cultural. Importa perguntar quem decide, quem participa e para quem se escreve.

E o nome próprio?

O nome tem importância identitária e social. Reconhecê-lo e desejar registrá-lo pode ser significativo. O problema é tomá-lo, isoladamente, como medida geral da relação da criança com a linguagem escrita. Uma criança que ainda não o registra convencionalmente pode compreender muito sobre as funções comunicativas dos textos.

Preparar para depois ou viver o presente?

Quando a Educação Infantil passa a justificar toda experiência apenas pelo que será cobrado futuramente, a infância vira sala de espera. Desenha-se para preparar a escrita; brinca-se para desenvolver uma competência; conversa-se para treinar a leitura. O capítulo ajuda a inverter a lógica: a cultura escrita pode adquirir significado nas formas próprias de participação, imaginação e convivência da criança.

O que essa leitura exige da prática pedagógica?

Em vez de observar somente letras reconhecidas, podemos perguntar que relações a criança estabelece com textos. Em vez de contar cópias, investigar o motivo de um registro. Em vez de valorizar exclusivamente o traçado, reconhecer a elaboração de ideias, a participação em produções coletivas e a compreensão das funções sociais da escrita.

Isso não torna irrelevantes os conhecimentos sobre o sistema alfabético. A perspectiva discutida situa outra prioridade na Educação Infantil: construir necessidades, motivos e sentidos para ler e escrever. Também não significa que qualquer contato com letras seja inadequado; a análise exige discernimento para não trocar uma prescrição mecânica por outra.

Afinal, quando começa a aprendizagem da escrita?

Começa quando a criança descobre que um livro guarda uma história, que um bilhete chega a alguém, que uma anotação preserva uma descoberta, que uma lista ajuda a organizar o cotidiano. A escrita começa a ganhar sentido quando pode fazer alguma coisa pela vida do grupo.

Para fechar o livro — e abrir outra pergunta

Há um caminho entre alfabetizar antecipadamente e afastar as crianças da linguagem escrita. Nele, livros circulam, histórias são contadas, acontecimentos viram registros e as crianças participam de situações comunicativas reais.

Talvez a pergunta decisiva não seja por que essa criança ainda não sabe escrever?, mas que motivos estamos oferecendo para que ela queira escrever? Antes de ensinar a reproduzir palavras, convém garantir que tenha algo a dizer.

Referência e leitura da obra

SOUZA, Regina Aparecida Marques de; MELLO, Suely Amaral. O lugar da cultura escrita na educação da infância. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria histórico-cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017. cap. 15, p. 199–215.

Consultar a obra na editora.

Análise interpretativa de Paulo Ricardo Zargolin para a estante Logosgrafia Apresenta. Este artigo não substitui a leitura da obra original.

Fediverse reactions

Descubra mais sobre logosgrafia

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre logosgrafia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Descubra mais sobre logosgrafia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo