-Paulo Ricardo Zargolin · Linguagens: Matemática · Pedagogia · UFSCar

Medir: o que e para quê?

Por: Paulo Ricardo ZArgolin

Medir é o ato de determinar o quanto se tem de extensão em um espaço, altura, temperatura, etc. Ou, em outras palavras, delimitar uma área de um ponto determinado a outro. Também podemos dizer que significa quantificar, ou seja, atribuir um número a alguma coisa que pode ser dimensionada.

Medir também se relaciona com a comparação entre quantidades de uma grandeza com outra quantidade da mesma grandeza que se escolhe como unidade, ou seja, calcular e representar através de números ou gráficos, por exemplo, resultados coerentes com os espaços e objetos estudados.

Enfim, medir é relativizar, isto é, comparar sempre o objeto que se mede com um padrão fixo arbitrariamente criado para tal função, qual seja, a de medir.

E mede-se por um objetivo determinado, para se conhecer distâncias e ponderar soluções para problemas enfrentados, aferindo uma noção de espaço, limites, distâncias, etc.

Na prática, poderíamos dizer que se mede com o objetivo de calcular áreas, construir casas, demarcar terrenos, costurar roupas, na culinária as quantidades pedidas na receita, comparar tamanhos, fazer móveis, objetos do mesmo tamanho para que sigam um padrão.  Em suma, medir é necessário para se estabelecer parâmetros, regularidades e diferenças.

De sorte que podemos medir objetos, espaços, a área de terrenos, medir a distância entre cidades, entre quarteirões; medir a altura de pessoas, de objetos, de construções; podemos medir partes do corpo. Além disso, pode-se medir coisas concretas, como citado, ou então conceitos abstratos como o tempo e a temperatura.

Assim, tudo pode ser medido, tomando por base uma referência numérica, usando-se a medida com a finalidade de raciocinar com precisão, com mais certeza, acerca da informação que se deseja obter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s