Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico · Pedagogia · UFSCar

Dewey: aspectos da vida e do pensamento pedagógico

Objetivo da Educação

Dewey defendia a Escola Ativa, perspectiva segundo a qual o aprendizado poderia ocorrer pela atividade pessoal do estudante. Sendo assim, criticava fortemente a educação focada na obediência e submissão dos alunos, pois acreditava que isso era um empecilho para o ensino e a aprendizagem.

A ideia básica do pensamento de John Dewey sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno. Propôs uma educação pela ação, criticando fortemente a ênfase dada à memorização e ao intelectualismo.

A função da escola

A instituição escolar reproduziria uma sociedade em miniatura, apresentando o mundo para o aluno, ensinando-o a viver nele e, no decorrer dos anos escolares, guiaria o estudante na compreensão de eventos e fenômenos complexos. Considera de vital importância que a educação não se restrinja ao ensino do conhecimento como algo acabado, mas que o saber e a habilidade adquiridos pelo estudante possam ser integrados à sua vida como cidadão, pessoa e ser humano.

• As atividades devem despertar os interesses dos alunos;

É fundamental que o estudante efetivamente vivencie situações de experimentações, vistas como ações de construção constante;

• As atividades escolares devem, na verdade, ser problemas a serem solucionados pelos estudantes;

• Deve haver espaço para os estudantes elaborarem suas certezas, conhecimentos e regras morais;

Os alunos precisam ter a possibilidade de testar suas ideias, que elaboram na tentativa de resolverem os problemas propostos.

O papel do professor

A função do professor nessa proposta consiste em apresentar os conteúdos em forma de questionamentos e nunca dar respostas prontas ao aluno. Ou seja, ao iniciar o ensino de um novo conteúdo, o professor não deve utilizar conceitos e definições já prontas, mas oferecer condições que possibilitem ao estudante raciocinar e definir os conceitos, bem como confrontá-los com o conhecimento sistematizado.

O ensino e a aprendizagem

O objetivo dessa pedagogia passa a ser a obtenção de “uma reconstrução contínua, que parta da experiência infantil, a cada momento”, em direção à “experiência representada pelos corpos organizados de verdades, a que chamamos ‘matérias de estudo’” (DEWEY, 1973, apud OLIVEIRA, 2009, p. 64-65). Assim, a experiência individual da criança é conduzida à experiência coletiva do saber sistematizado. A inclusão do pensamento de Dewey no movimento conhecido como Escola Progressiva deve-se ao fato de que, para ele, o progresso da nação norteamericana deveria se basear na igualdade de oportunidades e que a democratização da sociedade deveria nascer dentro da escola.

REFERÊNCIA

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Ensino e aprendizagem escolar : algumas origens das ideias educacionais. EdUFSCar, São Carlos, 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s